Como funciona o Gather

Desde o começo de 2020, o mundo inteiro precisou se adaptar a uma nova realidade de trabalho por causa da pandemia do novo coronavírus. Por questões de saúde, os escritórios passaram a dar lugar ao home-office. Muitas empresas se esforçam para minimizar os impactos do trabalho remoto sem conhecer uma alternativa simples, intuitiva e divertida: o Gather Town.

Nem só de vale refeição e vale alimentação flexível vive o debate sobre o home office. Hoje, o debate vai ser mais aprofundado. Nunca ouviu falar no Gather Town? Então, leia o artigo com muita atenção e veja se ela pode ajudar a sua empresa no dia a dia.

Trabalho remoto: quais são os principais desafios?

Em primeiro lugar, que fique claro: o home-office não é um problema. Trabalhar de casa é apenas uma novidade para a maioria das pessoas e, como qualquer outra atividade, é preciso de um tempo para gerar aprendizados.

A transformação abrupta criou algumas dificuldades que também existiam no trabalho presencial, mas com menos frequência. Vejamos alguns exemplos:

1 – Falta de integração – A comunicação entre os colaboradores é muito importante para o atingimento de resultados. Não adianta só ter bons profissionais; é preciso uma equipe integrada, alinhada e que jogue junto para alcançar os objetivos. Com o home-office, muitas equipes passaram a se falar menos e com pouca qualidade.

2 – Onboarding – Outro desafio do trabalho remoto é o onboarding de um novo colaborador. Como fazer para apresentar uma pessoa para diferentes grupos de um jeito simples à distância? Será que aquele breve ‘oi’ numa reunião com muitas pessoas realmente vai surtir algum efeito positivo?

3 – Informações desencontradas – Se a informação às vezes se perde no modelo de trabalho presencial, imagina durante o home-office? Certamente, você já viveu algum problema de comunicação desse tipo. Quem pediu o quê? Quando? Cadê o e-mail com isso?

Gather Town: como a ferramenta pode ajudar a sua equipe

O Gather Town pode ajudar a sua equipe com esses problemas (e outros também), mas lembre-se: a ferramenta não faz milagres. Integrar um time depende de vários fatores e, aqui, vamos apresentar apenas uma novidade que pode auxiliar o seu time.

O Gather é um espaço virtual feito para o encontro entre pessoas. Pode ser amigos, familiares e, até mesmo, a sua equipe durante o horário de trabalho.

Como funciona a versão gratuita do Gather Town? Você controla um personagem virtual num espaço, como se fosse um escritório, que acomoda até 25 pessoas. Portanto, essa é a limitação de usuários online ao mesmo tempo nessa versão.

A dinâmica é divertida e intuitiva. Aos mais nostálgicos, a mecânica é muito semelhante visualmente a jogar Pokémon de Gameboy.

O funcionamento é muito simples. Quando você entra no espaço, tem a opção de ligar sua câmera e microfone. Ao se aproximar de outros colegas de trabalho, caso ele esteja com câmera e o microfone ligados, vocês interagem na mesma hora. 

Gather lembra jogos de Pokémon de Game Boy

O site é ótimo para equipes que precisam se comunicar muito no dia a dia. Você não precisa mais de e-mails ou reuniões para tirar uma simples dúvida. 

Quer fazer reunião com mais de uma pessoa? Também é possível lá no Gather. Existem salas de reuniões grandes ou menores. 

Se você estiver executando algo importante e não quiser ser chamado por ninguém, basta entrar em uma sala privada. Desta forma, para alguém começar uma interação com você depende que você aceite, ou seja, não ocorre automaticamente.
Nem só de trabalho vive uma equipe, não é mesmo? Então, o ambiente virtual do Gather também tem uma sala de jogos para quem quiser se divertir online.

Se for utilizado com sabedoria, é possível aumentar a integração de um time, facilitar no onboarding de novos colaboradores e agilizar o fluxo de comunicação a fim de evitar ruídos.

Na versão paga, você tem ainda mais opções. Veja aqui!

Quer saber mais sobre o trabalho remoto? Confira como fazer uma gestão de desempenho nesse modelo.

Assine nossa newsletter:



(Visited 11.190 times, 4 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.