Você deve imaginar como os benefícios corporativos influenciam na experiência do colaborador. Não à toa, a retenção de talentos é uma das maiores preocupações dos profissionais de recursos humanos, que constantemente elaboram estratégias para o bem-estar e a valorização do colaborador.

Existem muitos benefícios que as instituições podem oferecer. É importante que os gestores tenham uma perspectiva mais aprofundada sobre a administração correta e efetiva dessas vantagens.

Colaboradores são pessoas e não valorizam apenas um salário. Eles também buscam por melhores condições de trabalho e qualidade de vida. Como a sua empresa atua na construção de uma ambiente mais igualitário e satisfatório para os colaboradores?

Importância dos benefícios oferecidos pela empresa

Atualmente os profissionais não buscam apenas por um bom salário, mas por uma experiência completa em relação a seus trabalhos. Isso ocorre devido a crescente valorização pelo bem estar e a qualidade de vida, com o entendimento de que não há mais a separação entre “vida pessoal” e “vida profissional”.

Uma organização que deseja atrair e reter seus talentos, além de proporcionar um bom ambiente de trabalho, tem como forma de se destacar no mercado oferecendo benefícios eficientes para seus colaboradores.

Quando a escolha é feita de forma assertiva, os funcionários tendem a se sentirem mais felizes, motivados e, consequentemente, mais engajados, o que irá trazer melhores resultados e redução da taxa de turnover. No entanto, não existe um único pacote ideal de benefícios que atenda todas as necessidades de todas as empresas. Vamos conferir no próximo tópico como fazer as escolhas ideais!

Como escolher os benefícios corporativos mais adequados?

O processo de escolha dos benefícios pode parecer simples, mas a verdade é que demanda análise e planejamento. Afinal, os benefícios corporativos devem ir ao encontro da gestão estratégica da empresa e precisam estar em acordo com as questões financeiras, culturais e de resultados.

Ignorar tais aspectos é um risco desnecessário a se enfrentar. Por isso, é importante analisar alguns questionamentos com seriedade. Por exemplo: os benefícios que você oferece na sua empresa incentivam seus colaboradores a cumprirem suas metas?

Durante a escolha, é preciso buscar por melhores condições de trabalho. Oferecer vantagens aos colaboradores também é uma forma de motivá-los e, consequentemente, alavancar o negócio.

Benefícios corporativos geram grandes impactos na organização. Para a escolha, vale a utilização de algumas estratégias, que ajudam na escolha correta dos benefícios. Podemos citar algumas, como:

  • avaliação do perfil dos colaboradores;
  • avaliação do perfil do negócio;
  • solicitação de feedbacks;
  • análise de orçamento;
  • planejamento baseado na construção de uma cultura;
  • pesquisa sobre novos benefícios oferecidos no mercado.

Quais benefícios corporativos você pode oferecer?

O mercado tem muitas opções de benefícios que podem ser oferecidos para seus colaboradores. Por isso, para uma escolha assertiva, pode ser interessante a realização de um benchmarking (análise de concorrência), para entender como outras instituições atuam na retenção de talentos.

Mesmo que essa não seja uma estratégia obrigatória, ela pode oferecer insights para a sua atuação. Muitas empresas estão disponíveis para trocar informações rotineiras, mas valiosas para os envolvidos.

Independentemente disso, existem alguns benefícios que são mais procurados e desejados pelos funcionários. Uma matéria publicada na Forbes indica, por exemplo, que os colaboradores valorizam ações voltadas para saúde.

Dentre os benefícios que podem ser oferecidos aos colaboradores, podemos citar:

Assistência médica e odontológica

Esses são os principais benefícios corporativos que as empresas costumam oferecer e os mais valorizados pelos colaboradores.

Entretanto, também são os que costumam ter maiores custos. Neste sentido, o planejamento e a busca por parcerias que sejam mais acessíveis e ainda assim tenham bons serviços são primordiais.

Além disso, oferecer planos de saúde e odontológico são benéficos não apenas para os colaboradores. A empresa também pode se beneficiar, uma vez que as faltas ou licenças por doenças tendem a diminuir.

Vale-alimentação e vale-refeição

Algumas pessoas se confundem em relação aos dois benefícios, mas eles são diferentes. Com o vale-alimentação, os funcionários podem fazer compras em estabelecimentos como supermercados e outros locais do gênero.

Já com o vale-refeição, os colaboradores podem gastar com refeições durante a jornada de trabalho. O cartão pode ser usado em restaurantes e outros lugares com esse tipo de serviço.

Ambos são modelos tradicionais de benefícios corporativos relacionados à alimentação. As empresas podem optar entre um ou outro, ou mesmo oferecer os dois.

Vale-transporte

Como se sabe, o vale- transporte é um direito garantido pela CLT e deve ser utilizado para custear o deslocamento dos funcionários até o local de trabalho e retorno para casa.

Se for da vontade do colaborador, a empresa deve fornecer o benefício. Contudo, quem opta pelo recebimento, deve ter ciência de que o valor é descontado ( que pode chegar a até 6% do salário).

Incentivo acadêmico

Há muitas formas de entregar esse benefício corporativo: pagamento total ou parcial de cursos superiores ou pós-graduação, cursos de línguas ou outras maneiras de incentivar o crescimento acadêmico dos colaboradores.

Este tipo de benefício também dá um retorno positivo para as empresas, já que os conhecimentos podem ser usados no ambiente corporativo. Funciona um investimento na capacitação, que qualifica os colaboradores, aumenta a retenção de talentos e ajuda no crescimento do negócio.

Horários flexíveis e home office

O home office apresenta muitas vantagens. Além da flexibilidade e conforto, os colaboradores também perdem menos tempo com deslocamentos, estresses e têm maior independência para realizar seu trabalho.

Por isso, os benefícios flexíveis estão em alta e são muito positivos para empresas e funcionários. Além disso, neste novo contexto em que vivemos, é válido repensar tal aspecto. Para você ter uma noção, 46% das empresas no Brasil adotaram o home office durante a pandemia.

Auxílio Previdência

Com a Reforma da Previdência, muitos profissionais começaram a buscar por alternativas para suas aposentadorias, afinal, o futuro é uma preocupação natural. A previdência privada, de forma individual, pode nem sempre ser acessível e ainda é um assunto que gera dúvidas quanto à sua efetividade.

No entanto, a previdência privada como um benefício está sendo visada por colaboradores e é um diferencial no mercado. É uma forma de incentivar a educação financeira dos funcionários, estimular hábitos de economizar, além de ser um auxílio no investimento do futuro do empregado.

Quais as boas práticas para fazer a gestão dos benefícios corporativos?

Oferecer benefícios diferentes e que estejam de acordo com o que os colaboradores necessitam é fundamental. Contudo, para que a gestão seja efetiva, é preciso ter boas práticas. O primeiro passo é considerar o perfil da empresa e dos funcionários, bem como a cultura organizacional para entender o que é pertinente.

O estudo de viabilidade financeira dos benefícios, para que estejam alinhados ao orçamento, também é imprescindível. Existem formas de valorizar os colaboradores sem correr riscos financeiros, por isso a pesquisa de planos é fundamental.

Além disso, checar se a equipe está satisfeita é muito importante para saber se os investimentos são efetivos para melhorar a produtividade e o engajamento dentro da empresa.

Os benefícios corporativos são investimentos que entregam resultados excepcionais, como colaboradores mais felizes e motivados. Desta maneira, a gestão de pessoas precisa avaliar as melhores alternativas que estejam de acordo com o que os funcionários precisam.  Assim, o employee experience melhora e o turnover diminui.

Quais as vantagens em realizar uma gestão de benefícios?

Assim como outros planejamentos organizacionais, a formação e um pacote de benefícios e o monitoramento de seu reflexo nos colaboradores devem contar com uma boa gestão. Dessa forma, a empresa irá alcançar seus objetivos e ter proveito dos resultados gerados.

Ter um bom planejamento durante a fase de escolha dos benefícios, ser assertivo no que será oferecido de acordo com a realidade da empresa e realizar uma boa administração do plano pode otimizar os custos da organização, optando por um pacote correspondente ao orçamento.

Além disso, com as necessidades dos colaboradores constantemente monitoradas é possível analisar se os benefícios estão trazendo a melhora no clima organizacional e se os funcionários colocam valor no que é oferecido, gerando engajamento e satisfação com o ambiente de trabalho.

Benefícios corporativos flexíveis

Principalmente no cenário pós pandemia, as equipes nas organizações estão se tornando cada vez mais diversificadas devido a mudança geral nos hábitos e formas de trabalho. Com isso, pode ser um desafio ter um pacote fixo e tradicional de benefícios que atenda as necessidades de cada colaborador.

Os benefícios flexíveis estão se tornando cada vez mais almejados pelos colaboradores, sendo um forte diferencial no mercado competitivo de atração de talentos. Afinal, é uma forma de proporcionar autonomia aos funcionários para gerenciarem seus respectivos saldos de acordo com o que irá atender suas demandas pessoais, sem ter maiores custos para as empresas.

Com a Swile, você pode oferecer benefícios flexíveis para os seus colaboradores. Eles têm mais liberdade e escolhem como e onde gastar: pode ser vale refeição, vale alimentação, vale cultura, mobilidade, saúde ou auxílio home-office. E, para melhorar, de forma simples em um único cartão e realizando o autogerenciamento por um aplicativo intuitivo. Prático e assertivo!

Achou interessante saber mais sobre a gestão de benefícios? Assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos direto no seu e-mail!

(Visited 43 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.