Diversas empresas, ainda na descrição de uma vaga para candidatura, já informam que o candidato precisa ter disponibilidade para viajar, pois essa necessidade ainda é comum mesmo com o avanço das ferramentas e reuniões remotas. Afinal, nada melhor que um face-to-face para fechar um negócio, não é? 

Seja para fechar vendas, atender demandas de clientes ou até para treinamentos, as viagens corporativas estão presentes na realidade de organizações de segmentos e portes variados. Vamos entender melhor sobre o que são essas viagens e como um bom planejamento faz a diferença!

O que são viagens corporativas?

Viagens corporativas são aquelas onde um ou mais funcionários se deslocam para outro local em nome da empresa, a famosa “viagem a trabalho”. O motivo pode ser diverso, por exemplo, fechamento de negócio com um novo cliente, realizar ou participar de treinamentos presenciais, visitar fornecedores, entre outros.

Portanto, a viagem corporativa não deve ser apenas um custo ou uma despesa, ela deve ter algum retorno, tornando-se um tipo de investimento. No entanto, para alcançar esse cenário é importante que exista um bom planejamento, a fim de evitar erros que atrapalhem a lucratividade da atividade.

Como organizar viagens corporativas proveitosas? 

Se não forem conduzidas sob um olhar estratégico e bem planejado, as viagens corporativas acabam se tornando meras fontes de gastos para as empresas. Mas não precisa ser assim. A seguir, vamos passar alguns pontos básicos para você garantir que as viagens a trabalho dos seus colaboradores sejam proveitosas. Acompanhe. 

Preze pelo planejamento

Para manter o objetivo de ter as viagens corporativas como um investimento que irá gerar retornos não apenas financeiros, mas também de conhecimentos e parcerias, é importante que exista uma boa organização, planejamento e gestão.

O planejamento deve facilitar a preparação da viagem contando com tudo que será necessário antes e durante, como documentos, roteiro, hospedagem, a alimentação dos funcionários, entre outros detalhes a fim de mitigar qualquer risco que envolva a lucratividade do deslocamento e o proveito dos colaboradores envolvidos.

Trabalhe com um cronograma

Tendo um bom cronograma estipulado, a viagem tende a ser mais efetiva, pois os colaboradores não perdem tempo com o que poderia ter sido resolvido previamente e conseguem focar mais em suas missões e objetivos, fazendo do momento não apenas uma experiência, mas também levando resultados positivos a empresa.

Para isso, muitas organizações escolhem um colaborador-chave para planejar e organizar a viagem. Este gestor será responsável acompanhar o orçamento e os custos, negociar reservas em hotéis e passagens, dar assessoria aos funcionários que irão participar, enfim, irá centralizar todas as informações da viagem corporativa.

Dependendo da empresa, essa não será a única função do cargo, mas é essencial ter uma ou mais pessoas preparadas para esse tipo de organização para realizar um bom planejamento, pensando sempre na melhoria contínua com otimização dos resultados.

Analise a produtividade das viagens

O pós viagem é o momento de analisar pontos positivos e negativos desde a preparação, roteiro, hospedagem, tarefas realizadas e seus trabalhos, etc. Essa análise é fundamental para garantir que o processo melhore continuamente e exista cada vez mais proveito dos deslocamentos feitos.

Viagens corporativas são formas interessantes de agregar valor à experiência dos colaboradores. A oportunidade de participar de atividades fora do escritório é um diferencial para muitos. Mais do que isso, elas podem aumentar os resultados financeiros da empresa e expandir seu leque de conhecimento. Assim, se bem organizadas, tornam-se peças-chave no alcance de resultados.

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