A gestão de pessoas é um fator de extrema importância para as organizações, pois praticamente tudo que a envolve tem ligação direta com os resultados: conhecimentos técnicos, desempenho e produtividade, soft skills e execução de processos são alguns exemplos.

No entanto, o que alguns ainda não perceberam é que as emoções dos colaboradores também influenciam muito no alcance de metas. A felicidade no trabalho ganha cada vez mais destaque no mercado por impulsionar os funcionários, reter talentos e tornar a marca mais atrativa!

Por isso, empresas investem em um método conhecido como “termômetro das emoções”, que busca uma avaliação além da tradicional de desempenho, entendendo os sentimentos das pessoas e se tornando uma técnica de gerenciamento. Vamos entender mais sobre o assunto!

O que é termômetro das emoções

De forma básica, é um método para monitorar as emoções, o humor, dos colaboradores de uma organização. Auxilia a identificar e reduzir gatilhos que causam estresse, que em maior proporção pode ocasionar no burnout, melhorando a saúde mental dos funcionários.

Quando bem aplicado, o colaborador tende a se sentir acolhido e melhora a relação entre empregado e empregador. O clima organizacional torna-se positivo, criando um ambiente mais feliz e satisfatório para se trabalhar, o que aumenta os resultados de maneira geral.

Por que aplicar o termômetro das emoções?

Com os dados sobre o humor dos colaboradores bem organizados, o RH e a gestão conseguem acompanhar como está a satisfação no trabalho e o clima da organização, agindo de forma preventiva a fim de evitar problemas como estresse e ansiedade.

Promovendo melhoria na qualidade de vida dos funcionários, estes se sentirão mais pertencentes a empresa o que gera maior engajamento e motivação, potencializando resultados, além de auxiliar na retenção de talentos e diminuição na taxa de turnover.

Ademais organizações que procuram beneficiar seus colaboradores e investem em uma comunicação interna mais afetiva, se tornam muito mais atrativas no mercado. 

Como criar e utilizar a ferramenta

Atualmente, já existem softwares capazes de reunir e monitorar informações pertinentes sobre os sentimentos dos colaboradores no dia a dia, mas também podem ser coletadas através de um formulário, por exemplo. De todo modo, é essencial que exista um planejamento para aplicação desse tipo de pesquisa.

É importante que o colaborador se sinta seguro e confortável para respondê-la com sinceridade. Ações a partir das respostas devem ser percebidas para que todos continuem engajados em continuar participando do termômetro, seja de forma individual através de um feedback ou de maneira coletiva.

Os líderes e gestores devem estar preparados para lidar com as informações recebidas, conseguir identificar gatilhos, saber orientar de forma empática e procurar encontrar a melhor solução junto a equipe. Quando possível, é sempre bom ter disponível um profissional de psicologia, fundamental para cuidar da saúde emocional de todos.

Investir na melhora da saúde mental e da satisfação dos colaboradores é um ganho geral para a empresa, retendo talentos e potencializando resultados. O termômetro das emoções é um método interessante para medir esse tipo de investimento e encontrar formas efetivas de levar felicidade ao trabalho.

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