É possível falar em experiência do colaborador sem falar em saúde emocional? É claro que não. A capacidade de controlar as próprias emoções e, mais importante, sentir-se bem com elas, é fundamental para viver de forma plena. E quando falamos em viver, não podemos deixar o trabalho de fora da equação. 

Se é no trabalho que passamos grande parte de nosso tempo, é natural que todas as áreas da nossa vida sejam impactadas por ele. E o contrário também é verdadeiro. Problemas na vida pessoal podem refletir no dia a dia no escritório, pressões no trabalho podem ecoar em casa, e por aí vai. Diante dessa intersecção, a preocupação com a saúde emocional torna-se inevitável em uma gestão humanizada. 

Por mais que o tema tenha ganhado relevância nos últimos tempos, o cenário ainda está longe do ideal. Transtornos como o burnout, que recentemente foi classificado pela OMS como uma doença ocupacional, têm assolado diversos trabalhadores. Se ignorar essas condições não é opção, então, o que fazer? A parceria entre Swile e Vittude nasce para se tornar parte da solução. Vem saber mais! 

Swile & Vittude

Primeiro, um pouco de contexto. Aqui, na Swile, nossa principal missão é tornar a experiência dos colaboradores positiva, o que se reflete em nosso lema: smile at work. Nossos produtos são pensados para levar sorrisos ao trabalho a partir de benefícios corporativos que oferecem flexibilidade e proporcionam experiências únicas, que realmente agreguem valor ao cotidiano do colaborador.

Diogo Oishi, nosso head de people, costuma usar como referência o conceito de Ikigai, uma filosofia japonesa que propõe a intersecção entre 4 pilares:

  • O que você ama fazer;
  • O que você faz bem feito;
  • O que você é pago para fazer e;
  • O que faz bem para o mundo.  

O Ikigai reforça a ideia de que a vida no trabalho é indissociável da experiência pessoal fora dele. Seria incoerente, portanto, buscar a promoção do bem-estar sem considerar os diversos fatores que moldam a vivência do colaborador além do ambiente profissional. 

Ou seja, é preciso cuidar da saúde emocional sem se limitar a ações vazias. E é dessa percepção que nasce nossa parceria com a Vittude. 

Quem é a Vittude

Criada em 2016, a Vittude se posiciona como um grupo de pessoas que ama pessoas. Sua missão principal é encurtar distâncias na busca por melhores condições de saúde e bem-estar. Para isso, o grupo Vittude se especializou em ferramentas e soluções tecnológicas capazes de democratizar o acesso à terapia de qualidade. 

No contexto dos benefícios corporativos, a Vittude funciona como uma forma de facilitar o caminho dos colaboradores em busca da saúde emocional.

A parceria

Vittude e Swile têm um objetivo em comum, o que torna essa parceria extremamente enriquecedora. Com essa união, os RHs que são clientes Swile ganham um ativo importante para fortalecer a relação com seus colaboradores, providenciando assistência psicológica de qualidade, com condições especiais. Confira a seguir!

Desconto e praticidade

Um estudo da Associação de Psicologia dos EUA (APA) relacionou problemas financeiros com problemas de saúde mental. Segundo a instituição, a insegurança financeira e a dificuldade em acessar serviços qualificados de autocuidado são fatores que contribuem fortemente para o desenvolvimento de depressão, ansiedade e outras condições que prejudicam a qualidade de vida das pessoas. 

O tema é relevante, já que o custo das sessões de terapia pode ser um impeditivo para o tratamento. Por isso, um dos pontos a se destacar na parceria entre Swile e Vittude é justamente a vantagem financeira para os usuários. Colaboradores que usam a Swile terão 40% de desconto em sessões de psicoterapia.

Encontrar os profissionais certos é outra dificuldade comum que pode ser superada com essa parceria. Isso porque, os usuários da Swile terão acesso a mais de 850 profissionais qualificados e poderão usar o recurso Vittude Match, que ajuda a encontrar o terapeuta mais adequado para cada perfil. 

Com as sessões online, o usuário pode fazer a terapia de qualquer lugar, com muito mais praticidade. 

Flexibilidade no pagamento

Quem usa Swile também tem vantagens na hora do pagamento. Além do convencional cartão de crédito, as sessões poderão ser pagas com o cartão Swile. Para isso, basta que o colaborador tenha saldo em uma das carteiras de benefícios citadas abaixo:

  • Swile Saúde;
  • Swile Flex;
  • Swile Total.

Segurança e privacidade

É natural que, em um primeiro momento, o colaborador tenha certo receio de realizar sessões de terapia online a partir de um benefício corporativo. A Swile e a Vittude entendem essa preocupação e, por isso, dão ênfase à proteção dos dados pessoais e, claro, da privacidade garantida aos pacientes. 

Para isso, o consultório virtual de cada usuário é exclusivo, ou seja, apenas o paciente tem o link para entrar. Nenhum atendimento é registrado e o empregador não tem acesso a qualquer informação sobre o uso do serviço. Tudo isso é possível graças à tecnologia de ponta da plataforma, que conta com mais de 3 milhões de acessos mensais. 

A importância da terapia para a saúde emocional

Quando falamos em saúde emocional, existem diversos fatores que precisam ser considerados. Uma vida equilibrada envolve eventos sociais, redes de apoio, exercícios físicos e inúmeros elementos que, juntos, contribuem para a experiência de cada indivíduo. Porém, ainda é comum que a importância da terapia ainda seja ignorada nessa equação. 

Sim, o hábito de falar com seus amigos e familiares sobre seus problemas é ótimo para clarear as ideias, mas não pode, de forma alguma, ser entendido como uma substituição à terapia. Estamos falando, afinal, de uma abordagem profissional e baseada na ciência, que não pode ser igualada por práticas cotidianas. 

Dessa forma, é preciso entender a terapia como um caminho para tirar projetos do papel, ganhar novas perspectivas nos relacionamentos pessoais e profissionais e, claro, cuidar de transtornos como a depressão e a ansiedade. A terapia também é proativa, podendo ajudar o paciente a identificar problemas de saúde que poderiam ser confundidos com “um dia ruim”. 

Para as empresas, portanto, oferecer esse tipo de recurso é uma forma de reforçar o comprometimento com a saúde emocional e o bem-estar geral dos colaboradores. 

Nem precisamos nos estender sobre como isso é valioso para a construção de equipes engajadas e com um forte senso de pertencimento, não é? Mas, para além de contribuir para os resultados corporativos, essa prática é capaz de fazer diferença na vida das pessoas e da sociedade como um todo. 

Não é a primeira vez que falamos de saúde emocional aqui no blog. Neste artigo, discutimos o crescimento dos casos de burnout e abordamos algumas ações de prevenção. Confira!

(Visited 418 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.