A área de Recursos Humanos tem sentido cada vez mais a necessidade de responder às mudanças no mundo, seus impactos tecnológicos, e, consequentemente, ser mais ágil. A partir daí a metodologia de RH Ágil surge como forma de vencer os desafios dentro do setor com muito protagonismo.

Na 5ª edição do RH Summit, nomes de peso abordaram o assunto, como  Marcela El-Moor, sócia fundadora da News Ways of Working, a NW2, um estúdio de RH ágil. 

Marcela está no RH Summit desde a primeira edição. É formada em administração, possui MBA em gestão de pessoas, e certificação em RH ágil. Nesta edição, fala sobre o tema da rodada – RH Ágil –  e apresenta um pouco sua empresa:

A metodologia ágil é solução ou dificuldade para o RH?

“A NW2 trabalha desenhando experiências que façam sentidos, para pessoas e organizações. Nós usamos muito a abordagem do design e a metodologia ágil, para conseguir agregar valor para os nossos clientes e para pessoas em nossa organização.”

Ao ser questionada se o “Ágil” seria a solução para o setor de Recursos Humanos, ou uma potencial dificuldade, a empresária não exitou em responder:

“Muitas vezes, as empresas começam a ver algumas tendências no mercado e desejam implementar na sua organização, sem antes entender por onde começar e acabam se atrapalhando. 

O que quero dizer com isso? Normalmente, muitas empresas começam a adotar o “ágil” pelo último nível, que seria pelas ferramentas, ou práticas. Só que isso, na verdade, é o nível mais raso do ágil, pois apesar de ser a parte mais visível da metodologia, e o que as pessoas mais conseguem perceber, é o que tem menos impacto numa mudança organizacional. 

Como implementar o RH Ágil de forma efetiva

Para contextualizar uma boa forma de implementar a metodologia ágil dentro do RH, Marcela faz uma analogia:

“Imagine uma cebola com diversas camadas. Nós deveríamos trabalhar o “ágil” pelo mindset, pois é assim que transformo minha organização numa organização que aprende e que tem segurança para falar sobre o assunto. 

Depois do mindset, trabalhar os valores. Eu costumo falar assim: o “ágil” é uma mentalidade que pode ser traduzida em 4 valores, que são expressos em 12 princípios, que são manifestados em diferentes práticas. Só que muitas vezes, as empresas focam a implementação do “ágil” pelas ferramentas, e não adianta.”

Marcela ainda comenta que a o RH Ágil não deve ser aplicado indiscriminadamente, em qualquer contexto, mas sim com sabedoria e análise de situações. Ela cita o exemplo:

“Eu acho que não são todas as situações do mundo corporativo que cabem trabalhar com ferramentas e frameworks ágeis. Vamos pegar um exemplo do RH: folha de pagamento. Problemas que acontecem na folha de pagamento são problemas que a gente já conhece, que sabemos a relação de causa e efeito, então nesse escopo, não precisamos trabalhar com a mentalidade ágil.”

A sócia-proprietária da NW2 continua: 

“Nesse tipo de escopo, preciso trabalhar com políticas, regras, legislação, com regulamentações. Então, não é um espaço para experimentar, mas posso trabalhar o mindset, a mentalidade que está muito relacionada com meu cliente, como consigo agregar valor a ele, e colocar as pessoas no centro do meu atendimento, por exemplo.”


A Swile é patrocinadora diamante do RH Summit. Descubra como
a pioneira em benefícios flexíveis pode ajudar você.

(Visited 14 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.