O RH é uma área que se desenvolve e inova constantemente, mas alguns processos ainda se mantêm como desafios para os profissionais do setor. Um dos mais importantes, como você sabe, é a seleção e o recrutamento de talentos. Esse tipo de esforço envolve uma série de fatores, como soft skills, fit cultural e disponibilidade de orçamento. 

Não à toa, encontrar o talento certo não é algo corriqueiro. Pode levar tempo e demandar recursos, já que depende de muita análise e de tomadas de decisões estratégicas. 

Acontece que chegamos em um momento do mercado em que as formas tradicionais de recrutamento estão se tornando obsoletas Os métodos que antes eram únicos, hoje carecem da capacidade de analisar profundamente cada característica do colaborador. Além disso, o procedimento clássico não é tão ágil quanto demanda o mercado.

E é aí que entra ela, a tecnologia. Aliada do RH em muitas áreas, a transformação digital pode ser a chave para otimizar a seleção dos talentos certos. E, para isso, é preciso entender o conceito de recrutamento preditivo. Entenda mais sobre o assunto!

O que é recrutamento preditivo?

O recrutamento preditivo é um modelo que utiliza-se da coleta e análise de dados para avaliar o perfil dos candidatos e identificar os com maior fit cultural com a organização e a vaga disponível. O método do People Analytics é combinado com o Big Data para agrupar e analisar uma grande quantidade de dados rapidamente.

Dessa maneira, o RH consegue ter acesso a informações como soft skills, traços de personalidade e padrões de comportamentos, indo além das hard skills (habilidades técnicas) dos profissionais que costumam estar disponíveis nos currículos. 

A utilização dessa técnica de recrutamento não apenas otimiza o tempo de seleção de candidatos que poderão avançar no processo, como também aumentam as chances da empresa contratar um perfil que, de fato, se encaixe na cultura organizacional.

Quais são as vantagens do recrutamento preditivo?

Os benefícios gerados pelo modelo tem impacto geral na empresa, agindo desde o momento pré contratação, até nos resultados quando o colaborador já está atuando de fato na vaga preenchida. Com aumento da automatização, o processo é mais ágil devido a triagem de perfis, o que otimiza a seleção do candidato.

Consequentemente, há maior chance de selecionar um profissional que irá se adequar melhor a rotina da empresa e sua cultura, o que reduzirá as taxas de turnover e formará uma equipe mais engajada com os propósitos, metas e objetivos da organização.

Esse alinhamento também atinge o clima organizacional, pois surge a identificação individual e coletiva, tornando o ambiente mais saudável. Com colaboradores mais alinhados e satisfeitos, a produtividade aumenta e tem-se impacto positivo nos resultados gerais. 

Como implementar um processo preditivo?

A implantação do recrutamento preditivo poderá ser adaptada de acordo com o processo já existente em cada empresa, visto que se trata da coleta e análise de dados, podendo ser utilizado no momento mais pertinente para cada um. 

É indispensável o uso da tecnologia, por isso a organização deve ter um bom software de RH, além de uma equipe capacitada para operá-lo. Os profissionais que irão conduzir o processo devem entender as vantagens que a mudança pode proporcionar.

Ademais, para atração dos candidatos é importante que a empresa invista em um employer branding, o marketing de atração, que irá divulgar e fortalecer a cultura organizacional no mercado. Assim, os próprios interessados pela vaga podem fazer uma análise se possuem um “match” com a organização. 

RH estratégico

Investir em tecnologias que combinem o People Analytics e Big Data tendem a proporcionar uma visão mais ampla para os profissionais do RH quanto padrões que incorporam a rotina do ambiente de trabalho, tornando as decisões mais assertivas e estratégicas.

O recrutamento preditivo possibilitará, além da otimização do processo, que os futuros talentos contratados sejam de grande potencial e que integrem mais facilmente à cultura organizacional, aumentando a eficácia na seleção do candidato ideal. Trata-se de uma das formas de tornar o seu RH cada vez mais estratégico. 
Quer saber mais sobre o uso de tecnologia no setor de RH? Confira nosso post sobre o RH 4.0!

(Visited 61 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.