O que fazer para manter a competitividade em um mercado cada vez mais disputado? É claro que a resposta para essa pergunta envolve diversos fatores e varia de empresa para empresa, mas alguns pontos são consensos. Do ponto de vista do RH, é impossível falar disso sem citar a gestão de pessoas. 

Toda empresa, afinal, é feita de pessoas. Uma gestão humanizada deve, portanto, cuidar da experiência de cada colaborador desde a fase de recrutamento. Para tal, é preciso identificar as hard e soft skills necessárias para cada função e incentivar o desenvolvimento dos colaboradores. 

Recentemente, contudo, um novo tipo de habilidade vem ganhando espaço no debate: as power skills. Trata-se de um novo conceito que agrega sete competências diferentes. Quer saber mais? Neste post, vamos explicar o que são as power skills e passar dicas para você impulsioná-las em suas equipes. Acompanhe!

O que são power skills?

Para iniciar a explicação e introduzir o novo conceito, vamos retomar duas concepções que provavelmente já fazem parte da rotina de todo RH. 

Hard Skills

Basicamente, são habilidades tangíveis, conjunto de técnicas ou conhecimentos práticos que podem ser desenvolvidos por cursos, treinamentos, graduações, entre outros. São mensuráveis e possíveis de avaliar através de testes.

Soft Skills

As soft skills, por outro lado, não são fáceis de avaliar ou medir porque não são tangíveis. Trata-se de habilidades interpessoais, como inteligência emocional ou a empatia, por exemplo, portanto não podem ser desenvolvidas com treinamentos formais.

Desta forma, power skill é o conjunto dessas qualidades técnicas e aptidões comportamentais que promovem no colaborador uma capacidade elevada de lidar com situações corporativas de forma eficiente. Ao desenvolvê-las, o profissional conta com um grande diferencial no mercado de trabalho, torna-se um talento valioso para a empresa.

Colaboradores com essas habilidades agregam valor, pois buscam por soluções aos novos desafios diversos que podem aparecer, promovem melhoria contínua nos processos e no ambiente de trabalho, além de serem mais analíticos e proativos.

Principais habilidade que compõem as power skills

As power skills são formadas por sete competências distintas e que se complementam, confira.

Solucionar Problemas 

Também conhecido como proatividade, é a competência de saber solucionar problemas utilizando-se do gargalo ou desafio para procurar novos aprendizados enquanto o resolve, sem “fugir” com desculpas.

Tomar decisões

É a aptidão do profissional em conseguir analisar e projetar cenários futuros para tomar decisões inteligentes, de forma ágil e que evite problemas, mitigando riscos e impactos negativos.

Saber julgar com base nos critérios corretos

Complementando a habilidade anterior, o colaborador deve ser capaz de analisar os critérios corretos para o contexto. Geralmente, quando o funcionário possui essa qualidade, ele tende a tomar decisões assertivas.

Saber se comunicar

Com uma comunicação bem desenvolvida, os profissionais são capazes de lidar com diversos tipos de perfis comportamentais e são flexíveis. Podem tornar-se líderes por serem frequentemente procurados por colegas para dar conselhos.

Fazer autogestão

Destaca-se em colaboradores com inteligência emocional bem desenvolvida, pois são capazes de concluir pontos fortes e de melhoria em seu próprio trabalho, além da alta habilidade em lidar bem com situações diversas mesmo que surjam de surpresa.

Saber colaborar

Com uma visão ampla, é um importante membro para as equipes, pois consegue identificar fatores fortes e fracos de cada um e engajar o desenvolvimento e o crescimento coletivo. Este funcionário vai além da boa relação com colegas e gestores.

Ter visão abrangente

A habilidade está relacionada a soft skills, pois refere-se a capacidade de enxergar o completo e não apenas o que é mostrado. Ou seja, alguém que consiga ter a visão de todo o contexto que o negócio está inserido, fatores externos, relacionamentos dentro da empresa, aspectos econômicos, entre outros. 

Como impulsionar power skills nos colaboradores?

Investir no desenvolvimento de power skills nos colaboradores de uma organização é de interesse do RH, por isso essa equipe deve estar preparada para conhecer os perfis comportamentais que compõem o quadro de funcionários e saber identificar treinamentos necessários para cada equipe em conjunto com gestores e líderes.

Cursos, treinamentos e até workshops podem ser aplicados para promover o desenvolvimento individual. Como algumas habilidades estão ligadas ao interpessoal, é importante procurar não apenas por métodos mais formais, mas também encontrar técnicas inovadoras e manter um estímulo constante à reflexão. 

A cultura organizacional deve ser coerente e impulsionar sempre a busca por novos conhecimentos e autodesenvolvimento dos colaboradores, além de manter um clima favorável ao aprendizado no ambiente de trabalho.

Essa espécie de união de hard e soft skills deve ser engajada em todos os profissionais, independentemente de seus cargos, pois assim as empresas estarão mais preparadas para acompanhar a evolução do mercado e irão garantir talentos capazes de lidar com demandas cada vez mais complexas.

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