A evolução de tecnologias e do mundo digital já era algo consolidado antes da pandemia, mas com os acontecimentos que levaram os funcionários de diversas áreas a trabalharem a distância, essa movimentação foi catalisada. Métodos de trabalho, ferramentas e processos precisaram passar por mudanças.

Essa adaptabilidade ampliou o mercado para os profissionais da tecnologia, que passaram a receber cada vez mais demandas e, consequentemente, propostas. Só que a concorrência por esses talentos é enorme, chamando a atenção de empresas estrangeiras, capazes de pagar em dólar. 

Nesse cenário de busca por talentos digitais, surge um novo desafio para o RH: como manter a organização atraente para essa categoria? A resposta está no tech recruiter!

O que é tech recruiter?

É importante entender que cada categoria profissional pode gerar novas expectativas em relação aos meios de trabalho, de carreira e até benefícios ofertados pelas empresas. Para o RH continuar sendo estratégico é necessário acompanhar os novos perfis.

Neste caso, o tech recruiter faz parte da gestão de pessoas, porém com especialização na área de tecnologia. Ou seja, são capacitados para desenvolver processos de recrutamento e seleção de candidatos para vagas de TI ou desenvolvimento, por exemplo.

O gestor irá ser mais assertivo em questões como a descrição e divulgação da vaga, executar testes específicos de seleção, analisar o fit cultural, além de assegurar que a organização continuará atendendo as expectativas para mitigar o risco de turnover.

Como recrutar profissionais de TI

Como mencionado, o crescimento na procura por um tipo específico de talento traz em conjunto um novo perfil para os profissionais. No caso da TI, considera-se, majoritariamente, uma geração mais nova de colaboradores que buscam, muitas vezes, valores diferentes de organizações tradicionais.

Pontos que são geralmente procurados e que ajudam a destacar a empresa na competitividade por candidatos são a flexibilização de benefícios, autonomia na jornada de trabalho e a possibilidade de seguir com a modalidade home office.

O tech recruiter analisa profissionais que, além de atenderem requisitos técnicos, tenham compatibilidade com a organização, para que ambos os lados consigam ficar satisfeitos com o nível de atendimento de expectativas, não apenas se tornando uma empresa atrativa, mas também com colaboradores engajados.

(Visited 70 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.