Não adianta contar com os melhores talentos se não houver uma estratégia eficiente para organizar suas equipes. Um ambiente de trabalho cada vez mais dinâmico exige que gestores de RH e líderes da empresa encontrem métodos para gerenciar as pessoas e garantir seu engajamento e produtividade. 

É aí que entra o modelo squad, muito utilizado no contexto das startups, empresas caracterizadas pelo crescimento acelerado e pelas equipes multidisciplinares. Embora existente há décadas, essa abordagem se popularizou em 2012, quando foi fundamental para o sucesso de uma das empresas mais conhecidas do mundo. 

Quer saber mais sobre o assunto, entender como funciona o modelo squad e conhecer seus benefícios? Continue lendo!

Como surgiu o termo squad?

Antes de entender exatamente o que é a metodologia de trabalho, é mais prático entender o conceito do termo, pois o hábito de utilizar palavras estrangeiras em nosso vocabulário é tão forte que muitas vezes não pensamos sobre o contexto da palavra.

Neste caso, o termo “squad” vem do inglês e pode ser traduzido como “esquadrão”. Surgiu no contexto militar onde, para determinadas estratégias, eram formadas equipes de soldados com habilidades e competências distintas para cumprir uma missão juntos. 

No mundo corporativo, a ideia existe desde os anos 70, mas começou a ficar famosa mesmo em 2012. Na época, o Spotify adotou a metodologia para alavancar a escalabilidade do negócio, popularizando a estratégia entre startups ao redor do mundo.

O que é squad

Com o conceito do termo definido fica mais simples de entender como o método se desenvolve dentro das organizações. A ideia consiste em formar equipes pequenas de colaboradores de áreas diferentes para trabalhar em um projeto comum.

Cada um irá atuar com suas respectivas competências, de forma organizada e estruturada, em um ambiente colaborativo. O objetivo é desenvolver um produto ou serviço com agilidade e sem a divisão tradicional de departamentos.

Dessa forma, os participantes do time têm mais autonomia para solucionar o que for preciso, além de conseguirem ser mais eficientes e trazer soluções de qualidade. O processo tende a ser menos burocrático e estimula a troca de conhecimentos, alimentando a criatividade dos envolvidos.

Como funciona a metodologia

Apesar de não ser um meio tradicional de trabalho, os squads tem uma estrutura para sua formação, a fim de manter o bom funcionamento e organização da equipe.

Para ter agilidade e possibilitar a troca de conhecimentos, comunicação é fundamental, por isso, dificilmente os squads trabalham isolados.

O mais comum é que os diferentes squads dentro da organização se comuniquem constantemente, o que também ajuda a manter os objetivos gerais alinhados, reforçando até os valores e a cultura da empresa. 

Por isso, existem três elementos importantes: chapters, tribes e guilds.

Chapters

A tradução corresponderia a “capítulos”, mas neste caso, estamos falando de um grupo de profissionais que atuam em uma mesma área, com especialidades e funções semelhantes. Eles podem formar um único grupo ou atuar em squads diferentes.

Por exemplo, na organização trabalham três profissionais de marketing. Cada um pode atuar em um squad diferente e se reunir em algum momento ou se unirem em um único projeto. A ideia é facilitar a troca de conhecimentos e experiências.

Tribes

Podendo ser traduzido como “tribos”, aqui a ideia são de dois ou mais squads com diferentes formações, mas que estejam trabalhando em projetos similares, com objetivos parecidos, e que decidem se unir.

Essa junção ocorre para otimizar a comunicação, aumentar a conexão, a troca de ideias e competências para que as ideias se mantenham alinhadas e consigam alcançar com eficiência as metas comuns.

Guilds

Também conhecido como “guildas”, esses são os grupos mais independentes, pois são formados por profissionais de qualquer área, podendo ser de outros squads e tribes diferentes.

O objetivo dessa união é trocar conhecimentos e experiências, sendo multidisciplinares, os interessados se reúnem para aprender um determinado assunto que desejam.

As vantagens dos squads

Adotar a metodologia do trabalho em squads pode ser benéfico para a organização de forma geral. Por se tratar de equipes multidisciplinares focadas em uma questão, abrangendo uma grande quantidade de conhecimentos e especialidades, fica mais fácil encontrar as soluções certas para problemas diferentes. 

A organização é fundamental para o bom funcionamento dos squads, por isso uma das premissas é trabalhar com cronogramas pré estipulados. Dessa forma há um planejamento melhor para identificar e mitigar gargalos, o que torna o processo mais ágil.

Os colaboradores, nesse modelo, contam com mais autonomia e com a ampla troca de aprendizados, tornando-se mais produtivos e criativos. Dessa forma, os profissionais tendem a se sentir mais engajados e motivados no trabalho, o que é promordial para um bom clima organizacional.

Otimização nas soluções

Principalmente para empresas que já têm o modelo de trabalho bem estruturado, planejar e adotar uma mudança com uma ideia desconstruída é um desafio, mas os resultados podem ser promissores. Os squads podem trazer a energia que muitas vezes se desgasta com a rotina de trabalho.

É preciso realizar um planejamento e focar na organização. Antes de iniciar, estipule indicadores SMART para conseguir mensurar a eficiência e eficácia que foi entregue pela metodologia. Perguntar a opinião dos colaboradores participantes após a finalização do projeto também é válido!

O modelo squad é flexível e pode se adaptar a todo tipo de negócio, sendo fundamental para a agilidade e qualidade nas soluções. Além disso, ajuda no desenvolvimento das equipes e dá suporte para a startup atender as demandas do mercado e alcançar suas metas. 

(Visited 42 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.