Uma recepção adequada aos colaboradores recém chegados pode aumentar a taxa de retenção em até 82%, indica uma pesquisa da Glassdor.  Não é de se espantar, portanto, que a fase de onboarding seja vista como uma das etapas mais importantes para a construção de uma relação positiva entre colaborador e empregador. 

Se há algum tempo atrás o funcionário simplesmente recebia um e-mail de boas vindas e já era levado para assinar os papéis necessários, hoje as organizações estão investindo cada vez mais nesse processo para melhorar a satisfação de seus colaboradores. Vamos entender melhor sobre o assunto!

O que é onboarding?

O onboarding consiste em uma série de ações que formam o processo de integração dos novos colaboradores em uma empresa, envolvendo diversos departamentos e indo além da parte burocrática da contratação. É algo totalmente relacionado à cultura organizacional.

Afinal, o objetivo dessa integração é proporcionar uma rápida adaptação do novo funcionário à cultura da empresa, aos métodos de trabalho e auxiliar na socialização com os demais colaboradores. Dessa forma, a motivação se faz presente desde o primeiro dia e, consequentemente, atinge de maneira ágil seu estado produtivo.

Qual é a importância do onboarding?

Todos com certeza já ouviram falar que “a primeira impressão é a que fica”. No ambiente de trabalho não é tão diferente. Uma boa integração melhora o relacionamento entre organização e colaborador, fazendo com que este se sinta conectado à cultura e pertencente a aquele lugar.

Além de reduzir o turnover, o colaborador se sente engajado a desempenhar um bom trabalho por estar mais preparado aos hábitos e rotina da empresa, assim como estará integrado com os funcionários antigos. Traz maior alinhamento de expectativas e diminui custos com possíveis treinamentos futuros. 

Como aprimorar esse processo?

Investir em um bom processo de onboarding faz toda diferença para a empresa e para o ambiente de trabalho criado, por isso trouxemos 5 dicas para aprimorar a integração e reter esses novos talentos!

Comece antes do primeiro dia

Sabemos que iniciar em um novo emprego é um momento que gera ansiedade e dúvidas, por isso, para começar “com o pé direito” o processo de onboarding, é importante que seja feito desde o momento de aceitação da vaga.

Seja por ligação, e-mail, ou até mensagem, estabelecer uma comunicação receptiva e que esclareça todas as dúvidas é essencial para tranquilizar o contratado. Combine horário, quem irá recepcioná-lo, passe uma prévia do primeiro dia para que ele vá preparado e menos ansioso.

Tenha um cronograma estabelecido

É muito importante que nenhuma das partes se sinta perdida, sem saber o que fazer para seguir com o processo de integração, pois não é algo que termina na primeira semana, mas sim até o novo colaborador estar apto para seguir sua rotina de trabalho.

Um bom planejamento é fundamental para assegurar que exista uma boa recepção, que o próprio espaço físico e os setores da empresa sejam apresentados, uma boa contextualização da rotina de trabalho, além dos treinamentos básicos para iniciar as tarefas, por isso o processo deve ser adaptável de acordo com o cargo.

Prepare um kit criativo e arrume o local de trabalho

Mesmo que pareça algo sem tanta importância, esses dois fatores fazem que o primeiro dia do colaborador na organização seja memorável, estabelecendo desde então a sensação de pertencimento.

Entregue um kit de boas vindas com itens úteis para o dia a dia no trabalho, além de mimos criativos, isso humaniza o processo. A estação de trabalho também deve estar pronta para ser utilizada para mostrar que o processo de integração é de fato levado a sério pela empresa e todos estavam prontos para aquele momento.

Defina os guias do novo colaborador

Acompanhar o onboarding e os treinamentos do novo funcionário é essencial, mas a rotina dos demais colaboradores não pode parar, portanto é importante que exista uma definição prévia de “guias” para cada fase do cronograma de integração.

Dessa maneira, os colaboradores envolvidos conseguem organizar suas agendas, não comprometendo suas atividades, além do novo funcionário saber quem será responsável por acompanhá-lo tirando suas dúvidas e, claro, também ajuda na socialização.

Estabeleça métricas e dê feedbacks

Durante as primeiras semanas do funcionário na organização, não deve ser exigido nenhum trabalho muito difícil, pois é o momento de adaptação à nova rotina, conhecimento das novas funções e realização de treinamentos.

Porém, para assegurar que os treinamentos estão sendo eficientes, é importante estabelecer algumas métricas de desempenho relacionadas e adaptadas ao cargo. Ademais, ter feedbacks de ambos os lados é fundamental para analisar se o processo de onboarding está sendo eficaz para a boa integração do colaborador.

Reter talentos é um desafio para o mercado competitivo, mas investir no processo de onboarding, com um bom planejamento, pode alavancar o engajamento dos novos talentos. Demonstrar que existe comprometimento com a integração e com a carreira, é uma forma promissora de iniciar a relação colaborador e organização.

(Visited 12 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.