Ninguém gosta da parte burocrática de uma gestão, mas é impossível se livrar completamente dela. A documentação eficiente dos processos internos é fundamental para gerar uma visão ampla sobre todas as movimentações, sejam elas de qualquer natureza. Nesse cenário, equipes contábeis devem prestar atenção ao DRE.

A Demonstração de Resultado do Exercício é uma espécie de compilação das atividades operacionais e não operacionais ocorridas em um determinado espaço de tempo. 

Sendo assim, a DRE é uma ferramenta valiosa para o empreendedor e para os gestores de modo geral. Mais do que uma demonstração contábil, ela é uma forma simples de apontar um resumo das atividades e tornar mais ágil a compreensão da apuração.

O que é DRE?

A DRE é a Demonstração de Resultado do Exercício de uma organização. Trata-se de um relatório que contempla as atividades operacionais e não operacionais de um determinado período de tempo. 

É como um resumo estruturado dos principais indicadores financeiros. Confeccionada em conjunto com o balanço patrimonial, a DRE deve ser assinada por um contador devidamente habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC). 

Dessa forma, entende-se que é um documento importante por trazer transparência tanto para a área contábil, quanto para a gerencial. Quando apresentado na vertical, sua estrutura permite identificar com clareza se o resultado líquido do exercício foi positivo ou negativo, logo, se obteve lucro ou prejuízo.

É importante ressaltar que todas as empresas, exceto as que se encaixam no regime de Microempreendedor Individual (MEI) , são obrigadas por lei a produzir a DRE de forma anual, sempre após o encerramento do ano-calendário. 

Contudo, o documento tem uma relevância que vai muito além do compliance com regulações fiscais e contábeis. Na verdade, uma empresa que busca o sucesso comercial e financeiro deve controlar com maestria o processo de elaboração da DRE. Falaremos mais sobre isso a seguir.

Qual a importância da DRE?

Mesmo se não houvesse uma lei obrigando a empresa a elaborar a Demonstração do Resultado do Exercício, essa ainda seria uma atividade importante. 

Com a DRE feita, é possível visualizar os acontecimentos financeiros da empresa dentro do período estipulado. Assim, fica mais fácil visualizar quais e onde foram as maiores despesas, as receitas e como foram geradas, onde estão alocados os custos, entre outras informações valiosas.

Junto com as técnicas de análises, que podem ser aplicadas de forma horizontal ou vertical, esses dados dão aos interessados um cenário mais favorável para a tomada de decisões certeiras. Enquanto a chance de acerto sobe, os gastos causados por erros diminuem. Assim, o próprio planejamento estratégico da empresa para melhor se posicionar no mercado é positivamente afetado.

A lei faz algumas separações quanto a necessidade de elaborar a DRE. Empresas de capital aberto, aquelas que possuem ações negociadas na bolsa de valores, são obrigadas a elaborar e divulgar o relatório (a cada 6 meses, ou a cada período fiscal) em diário oficial ou em veículos de comunicação.

O objetivo da publicação é manter a transparência do desempenho do negócio para os investidores. No caso das Sociedades Limitadas (LTDA), existe a obrigação de elaborar a DRE, mas não precisam divulgá-la, apenas ter impresso e armazenado caso ocorra auditoria do Fisco.

As demais organizações não necessitam, legalmente falando, formular o relatório. Contudo, é importante que exista uma DRE, pois é uma ferramenta essencial para análise de desempenho e da saúde financeira do negócio.

Documento estratégico

Em suma, percebe-se que alguns documentos que poderiam ser vistos como burocracia contábil, na verdade, são fundamentais para compreender com facilidade aspectos financeiros de um negócio. Contar com uma equipe dedicada a eles pode ser o diferencial para o sucesso comercial. 

Afinal, não estamos falando de mera papelada burocrática, mas sim de documentos estratégicos que reúnem informações extremamente relevantes sobre o desenvolvimento financeiro da empresa. 

E, como sempre, a tecnologia pode ser sua aliada. Já existem softwares capazes de desenvolver esse tipo de documento com eficiência, mas é vital contar com um profissional competente para operá-lo. A DRE nada mais é que um relatório financeiro capaz de dar suporte a tomadas de decisão e gerar resultados promissores para organizações de todos os tamanhos.

(Visited 15 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.