De uma forma geral, manter-se atualizado em sua área de atuação é extremamente importante para o bom desempenho da carreira, pois o mercado passa por constantes mudanças. 

Na área de recursos humanos, essas variações podem ser ainda mais rápidas visto que envolvem as mudanças das próprias pessoas, os colaboradores, de acordo com cenários diversos. Isso para não falar no alto número de novas tecnologias e tendências que surgem o tempo todo.

A própria área do RH está passando por alterações devido a implantação de softwares de gestão, mas, ao mesmo tempo, tem um caráter cada vez mais humanizado. Ano após ano, profissionais de RH vêm adquirindo características menos burocráticas e mais estratégicas.

Pensando em ajudar a atualizar a lista de leitura, separamos 5 livros de RHpara conferir!

1. Equipes 100% Energizadas – Heike Bruch e Bernd Vogel

Definitivamente, manter equipes engajadas é um desafio em qualquer empresa. No entanto, é um fator muito importante para desempenhar processos, executar projetos e, claro, atingir bons resultados de forma eficiente.

O livro mostra como a energia de uma organização não é estática, além de mostrar ferramentas que tornam possível diagnosticar e avaliar o nível e a qualidade da energia. Os autores também comentam sobre formas de impulsionar o engajamento dos colaboradores!

2. Talent Acquisition: A evolução do Recrutamento & Seleção tradicional – Caio Ianicelli Cruzeiro

O processo de recrutamento e seleção, apesar de fazer parte da rotina, pode trazer dificuldades e acabar gerando custos, principalmente em um mercado tão competitivo por novos talentos. Escolher o candidato ideal e evitar uma futura rotatividade é uma grande missão.

Na obra o autor comenta sobre como a forma tradicional do processo está mudando com a introdução de conceitos como People Analytics, Employer Branding, Onboarding etc. O livro também fala sobre o caminho para atrair os talentos corretos para sua organização. 

3. A Startup Enxuta – Eric Ries

Uma grande tendência dos últimos anos e que se torna cada vez mais forte no mundo dos negócios são as startups, empresas jovens que procuram métodos repetíveis e escaláveis. Com isso, também surge a necessidade de entender o RH para o modelo em questão. 

Visando o não desperdício de recursos, o desenvolvimento e lançamento de produtos inovadores e o aproveitamento eficiente da equipe, o livro mostra como monitorar e otimizar o desenvolvimento das startups. 

4. Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo – Jeff Sutherland

Como ferramenta inovadora para produtividade, o Scrum tem se mostrado eficiente não apenas por seus resultados, mas também por sua adaptabilidade. Inicialmente utilizado por equipes de desenvolvedores, hoje o método já está sendo posto em prática por gestores de setores diversos, inclusive de RH.

A obra aborda o processo de gestão de liderança, traz insights com exemplos reais e mostra como essa ferramenta focada em aprendizado contínuo e acompanhamento por ciclos pode trazer resultados muito mais ágeis.

5. Inteligência emocional – Daniel Goleman

Qualidade de vida no trabalho tem se tornado prioridade para a maioria dos colaboradores e, com certeza, profissionais do RH sabem como a inteligência emocional é fator essencial para lidar com situações diversas. Essa inteligência também ajuda a impulsionar o indivíduo e, sem ela, o resultado pode ser até mesmo a decadência de carreiras promissoras. 

O autor explica como as emoções desenvolvem nossa inteligência, aborda os fatores que influenciam na capacidade de lidar com sentimentos e as lista cinco habilidades-chave da inteligência emocional, mostrando como podem ser determinantes em relações e no trabalho.

Com as dicas provavelmente foi possível acrescentar novos livros de RH na lista de leitura, né? O que não falta são obras para se manter atualizado nas tendências de mercado, inovação de processos, tecnologias e métodos utilizados por gestores mundo afora. Agora é só escolher por qual começar!

(Visited 385 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.