Entenda o que é o cálculo de turnover e saiba mais sobre o tema

O turnover, também chamado de rotatividade de colaboradores, indica a porcentagem de funcionários que deixaram a empresa em um determinado período. Ele é um dado extremamente importante para o sucesso da sua empresa como um todo, uma vez que um alto índice de turnover pode trazer uma série de problemas para a organização.

Contudo, você sabe quais são os prejuízos, na prática, de ter um alto turnover? Entende como calcular esse indicador e quais são as melhores estratégias para diminui-lo? Se não, está na hora de descobrir!

Continue a leitura e entenda, agora mesmo, como calcular o turnover no seu negócio!

Os impactos negativos de um alto turnover

Ter um alto índice de rotatividade na empresa pode trazer uma série de problemas, tanto financeiros quanto no fluxo das atividades internas.

Em primeiro lugar porque a demissão dos colaboradores exige gastos, tanto com o pagamento de taxas, FGTS e outras exigências no momento de demissão, quanto no processo seletivo e admissão de um novo funcionário para ocupar o cargo em vacância. Quando isso acontece com frequência, as contas da sua empresa podem ficar prejudicadas e, a longo prazo, isso pode ter impactos na saúde financeira do negócio.

Porém, também há outros problemas relacionados ao alto índice de rotatividade. Isso porque cada um dos seus colaboradores tem funções e atividades dentro do negócio, não é mesmo? Eles precisam desempenhar essas tarefas da melhor forma possível para garantir o funcionamento da empresa como um todo.

Quando esse colaborador sai, há um impacto no time que ele faz parte. Os funcionários que ficam precisam realizar essas atividades até que um novo colaborador seja contratado, o que gera estresse e sobrecarga.

Além disso, mesmo com a contratação do novo funcionário, esse estresse ainda dura um tempo, uma vez que ele precisa se adaptar à cultura e atividades da organização até, efetivamente, ser capaz de realizar todas as atividades demandas, o que pode demorar semanas ou meses.

Como calcular o turnover

Como você pode perceber, o alto índice de turnover traz uma série de problemas para a empresa. O primeiro passo para solucioná-lo é o acompanhamento desse indicador. Isso pode ser feito por uma fórmula específica:

Ao aplicar essa fórmula, você terá um resultado numérico que indica o turnover da sua empresa. Para entender melhor, imagine que a sua empresa tenha 100 funcionários no total e, no último semestre, demitiu 14 e admitiu 10. Nesse caso, o cálculo do turnover seria:

Cálculo de Turnover

Isso significa que, no exemplo dado, a sua taxa é de 0,12 ou 12%. Ele está acima do ideal, uma vez que, para a maioria das empresas, o turnover ideal deve ficar abaixo de 0,05 (5%) para ser considerado bom. Isso significa que a empresa em questão pode estar com problemas sérios relacionados à manutenção dos talentos dentro da organização.

Boas práticas para reduzir os índices de turnover

Manter os índices de turnover abaixo de 0,05 é importante para evitar os problemas citados no primeiro tópico desse artigo. Continue a leitura e descubra quais são as melhores práticas para reduzir esse indicador dentro do seu negócio.

Identifique as causas do turnover

O turnover pode ser causado por diferentes motivos dentro de uma empresa:

  • clima organizacional ruim;
  • estresse e sobrecarga;
  • problemas com os líderes;
  • falta de incentivos e reconhecimento;
  • não identificação com a cultura da empresa;
  • salários abaixo do mercado.

É essencial que você descubra quais são os motivos que mais afetam os seus colaboradores, levando-os a deixar a organização. Para isso, invista em entrevistas de desligamento, de forma a identificar o que levou os colaboradores a pedir a demissão ou quais são os problemas que os demitidos percebem na organização. Além disso, faça entrevistas também com os colaboradores que permanecem no negócio, buscando identificar quais os problemas que devem ser solucionados para reduzir esse índice.

Melhore o seu processo seletivo

Pode ser que, na hora de selecionar colaboradores para o seu negócio, você esteja escolhendo profissionais que não se adequam à realidade de trabalho e, inclusive, à sua cultura organizacional da empresa. Portanto, investir no processo seletivo pode ser uma forma de evitar futuras demissões.

Portanto, analise as etapas do processo e as competências que são avaliadas, de forma a identificar se elas realmente se adequam as necessidades da empresa. Além disso, inclua também etapas que avaliem os valores dos candidatos, para garantir uma adequação dos novos colaboradores à cultura da empresa.

Invista na capacitação dos colaboradores

Imagine que um colaborador precisa realizar uma série de atividades dentro da sua empresa e realizar entregas perfeitas. Porém, ele não tem as habilidades e competências necessárias para isso. Além de causar insatisfação por parte do gestor, isso ainda gera estresse e baixa motivação e produtividade no funcionário, o que pode levar à demissão e aumento dos índices de turnover.

É por isso que a capacitação do time é tão importante. Identifique quais são as competências que devem ser trabalhadas em cada uma das suas equipes e invista em treinamentos de qualidade, capazes de desenvolver essas competências nos colaboradores.

Crie uma política de benefícios

Um dos grandes motivos da saída de colaboradores é a falta de reconhecimento dentro da empresa. Eles não conseguem ver um diferencial no ambiente de trabalho e, diante de uma outra oportunidade podem, facilmente, deixar a organização.

É aí que os benefícios entram como grandes aliados da redução das taxas de turnover. Nesse aspecto, vale investir em benefícios flexíveis, que permitem que os colaboradores utilizem-os da forma como desejam, de acordo com as suas necessidades. Dessa forma, além de mostrar que você reconhece o bom trabalho e valoriza a sua equipe, você ainda é capaz de valorizar a individualidade dos seus colaboradores.

Como você pode perceber, a rotatividade pode ser um grande problema para qualquer empresa. Realizar o cálculo de turnover de forma correta e investir em boas práticas nesse aspecto é essencial para evitar problemas financeiros e no fluxo de atividades internas na sua organização. Com isso, você potencializa os resultados do seu time, colocando o negócio na rota em direção ao sucesso!

Gostou do artigo? Quer contar como resolveu o turnover na sua empresa ou tirar dúvidas? Então, aproveite o espaço abaixo para deixar um comentário

(Visited 102 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.