O estresse e a grande pressão sobre os resultados são as principais ameaças ao bem-estar no trabalho e podem até prejudicar a saúde dos colaboradores. Por exemplo, é comum depois de um período de pressão e demanda do trabalho, um colaborador adoecer e tem que se ausentar por alguns dias do ambiente de trabalho.
Além de benefícios, salários e oportunidades de crescimento, o ambiente de trabalho pode ser um fator chave para melhorar o employee experience dos seus funcionários. Os fatores físicos da estrutura local e as características nocivas da cultura organizacional afetam muito o trabalho diário da empresa.
As empresas que não valorizam e não investem em seus funcionários estão colocando seu sucesso em risco. Por outro lado, as organizações que investem em bem-estar, saúde física e mental e satisfação dos funcionários tendem a estar no caminho certo para resultados positivos.
O que caracteriza o bem-estar e a qualidade de vida
Qualidade de vida no trabalho é um conceito falado desde a década de 1970, mas tornou-se cada vez mais comum há alguns anos. Refere-se ao bem-estar geral dos funcionários, o que inclui a melhoria da saúde física e mental. Após atingir esse patamar, as chances de mau desempenho nas atividades são reduzidas, junto ao estresse e aos acidentes de trabalho.
Para atingir esse objetivo, uma série de medidas devem ser tomadas. Eles envolvem:
- diagnóstico de problemas;
- implementação de medidas de melhoria;
- gestão, tecnologia e inovação estrutural.
Desta forma, é possível realizar este trabalho em condições suficientes, incluindo o desenvolvimento humano. Esse é um dos benefícios dos profissionais. No entanto, a empresa também ganha vantagens ao adotar práticas que beneficiam o bem-estar dos profissionais.
Invista na saúde mental
Investir na saúde mental dos colaboradores ainda é considerado um grande desafio para as empresas brasileiras. A falta de orçamento, experiência e tempo torna a vida diária mais complicada e impotente. Portanto, no ambiente profissional atual, implementar programas assistenciais no trabalho é uma condição de extrema importância e urgência.
Todo funcionário deseja trabalhar em uma organização que seja agradável, bem-vinda e que tenha um plano de carreira claro. A competição de mercado está cada vez mais acirrada e as empresas estão fazendo o possível para sobreviver. Nesses momentos, é preciso contar com o talento e o bom desempenho de seus colaboradores.
Atualmente existem plataformas on-line, que requerem baixo investimento das empresas, e são de grande benefício para os funcionários, como a Zenklub.
Por que investir no bem-estar?
É o certo a se fazer
Em primeiro lugar, você deve pensar no bem-estar do seu colaborador. Ele não é uma máquina pronta para gerar resultados para a empresa. Ali, existe uma pessoa, com uma vida, problemas fora do trabalho e muitas outras questões.
Não faça só pela sua empresa. Faça também por ser o caminho mais humano e correto.
Aumento de produtividade
O bem-estar é um pilar essencial para a vida. Quando você se sente bem, tem mais vontade de viver novas experiências, fazer atividades físicas e, também, aumenta a sua produtividade no trabalho.
O bem-estar está intimamente ligado à produtividade. Colaboradores motivados são fundamentais para sua empresa atuar num nível elevado de performance.
Redução do absenteísmo
Cuidar do bem-estar é também cuidar da saúde do colaborador. Quando mais cuidados você tiver, o absenteísmo tende a diminuir. Quanto menos tempo um funcionário ficar afastado para cuidar da saúde, menos sobrecarregado e mais estruturado fica o seu time.Ofereça benefícios flexíveis
Cuidar do bem-estar do seu colaborador é atender suas necessidades e expectativas. Oferecer benefícios flexíveis, como a Swile, é uma forma de respeitar a individualidade de cada um.
Com flexibilidade, o colaborador pode fugir dos tradicionais VR e VA e gastar com saúde, home-office, educação e mobilidade. Além disso, o cartão Swile é Mastercard e é aceito em milhões de estabelecimentos em todo o país.